Vixe Maria, Lula e Bolsonaro na Bahia nesta semana
Num cenário acalorado da política, por conta dos arranjos e alianças partidárias que se formam para as eleições de outubro, a Bahia recebe na próxima semana a visita do presidente da Republica Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O momento será oportuno para medir a receptividade que essas duas lideranças receberão em solo baiano.
Bolsonaro desembarca na capital baiana na quarta-feira (16), e já tem dois compromissos oficiais: pela manhã vai até Feira de Santana para inaugurar um trecho da BR-116, entre a cidade de Santa Bárbara e a entrada que dá acesso ao município de Tanquinho, na BR-324. Pela tarde, visitará as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) em Salvador. Nas duas programações o presidente será acompanhado pelo Ministro da Cidadania João Roma (Republicanos), cuja pré-candidatura ao governo da Bahia foi confirmada ontem por Bolsonaro, durante uma live no facebook.
Fontes ligadas ao Sociedade Online, que permeiam os corredores de Brasília, garantem que por trás dessa agenda, há o interesse de Bolsonaro em reunir-se com o vice-governador João Leão (PP) que sinaliza abandonar a base de apoio do atual governo estadual, por se sentir desprestigiado pelo PT, que tem flertado com o PSD de Otto Alencar e João Kassab. Com a interlocução dos caciques do Partido Progressista, Ciro Nogueira e Arthur Lira, Bolsonaro pretende propor uma chapa majoritária que contaria com João Roma como governador e João Leão saindo candidato ao senado.
Por outro lado, o ex-presidente Lula, vem à Salvador para reunir-se com as principais lideranças do Partido dos Trabalhadores no estado e firmar o pedido de apoio aos nomes que ele lançará como candidatos aos cargos majoritários de governador e senador. Essa escolha, segundo afirmou o Governador Rui Costa (PT) – em entrevista coletiva no início da semana – será anunciada neste domingo (13), após a reunião em São Paulo (SP), que contará com a participação dos petistas Rui Costa, senador Jaques Wagner e o presidente da executiva baiana do PT, Éden Valadares.
Depois do “martelo batido” Lula vem à capital, na próxima semana – cujo dia ainda não foi confirmado – com a missão de acalmar os ânimos da base aliada do PT na Bahia e propor a reconciliação entre os próprio membros do Partido dos Trabalhadores, que se dividiram nos últimos dias. Uma ala, em apoio à tese de Rui, quer que o governador saia candidato ao senado e lance o senador Otto Alencar (PSD) ao governo. Por outro lado, recebe resistência da ala, que apoia a estratégia de Wagner, em manter a candidatura do PT ao governo, tendo como possíveis candidatos Moema Gramacho, prefeita de Lauro de Freitas, Luiz Caetano, atual Secretário de Relações Institucionais do governo da Bahia e o Secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. Sendo esse último, o preferido do “Galego”, como o senador Jaques Wagner é conhecido no meio político.
O que todo mundo quer saber é se as agendas de Lula e Bolsonaro, que fazem a polarização no espectro político do Brasil, vão se chorar ou promover um encontro eles as duas militâncias. Nesse cenário que se desenha muita coisa pode acontecer. A próxima semana promete muitas emoções na Bahia de todos os santos!
Via Jornal da Chapada
Marcadores: NOTÍCIAS
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial