quarta-feira, 18 de maio de 2022

Falta de remédios na rede pública de saúde na Bahia preocupa cidades

*Agencia DC com informações do Correio 24h


A situação não tem sido fácil para os municípios baianos, a falta desde dipirona injetável para aplicar em pacientes com dores e ocitocina para indução de partos até medicamentos essenciais nos tratamentos mais graves contra o câncer, leucemia, esquizofrenia e HIV. É essa a situação atual do sistema público de saúde baiano, que sofre com a falta total ou risco de desabastecimento de 35 medicamentos dos cerca de 120 que são fornecidos pelo Ministério da Saúde (MS). A informação é da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Dos 35, 18 estão com estoque zerado e 17 quase no fim.


O desabastecimento não atinge apenas os estoques da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e dos hospitais. Nas farmácias, desde que a guerra da Rússia e Ucrânia começou, o desabastecimento começou a ser notado e, no fim de abril, e agora em maio chegou ao ápice.  


Os medicamentos zerados na rede pública da Bahia são usados em tratamentos de glaucoma, distúrbio metabólico, Parkinson, Alzheimer, epilepsia, esquizofrenia, paraplegia, acromegalia, artrite reumatóide, esclerose múltipla, anemia falciforme e câncer. Já os remédios com baixa no estoque tratam esquizofrenia, fibrose cística, Alzheimer, diabetes, acromegalia, epilepsia, pacientes imunossuprimidos, câncer, antibióticos, como a clindamicina e a piperacilina sódica; analgésicos e anti-inflamatórios, como a dipirona, o cetoprofeno e a dexametasona; ao anestésico bupivacaína; e até soro fisiológico.


Interior da Bahia


De acordo com a pesquisa feita pela redação da Agência DC os munícipios do interior do estado, bem como os da região do Piemonte Norte do Itapicuru, estão sendo impactados diretamente e reclamam a carência de fármacos, o que tem provocado o adiamento de cirurgias eletivas, distribuição e entregas de medicamentos.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial