terça-feira, 25 de outubro de 2022

Em Ponto Novo, golpe duplica WhatsApp e pede dinheiro para contatos

 

Um novo golpe foi identificado na cidade de Ponto Novo WhatsApp de alguns usuários está sendo duplicado, mas não clonado. O mesmo nome e foto é usada, mas o contato é trocado. Os golpistas procuram contatos de pessoas próximas e inventam alguma história para justificar a troca de número e pedem depósitos em dinheiro. 


 Agora, o usuário não tem nenhuma interferência em sua conta e, por vezes, nem sabe o que está acontecendo. Isso porque não há nenhum aviso de que alguém está se passando por você. Apenas alguns contatos recebem uma mensagem, sempre contando alguma história diferente para justificar o número diferente. Vamos detalhar como isso acontece e como se proteger.


A operação é mais simples que a maioria dos golpes. A pessoa má intencionada comete o crime de estelionato, que é quando se passa por uma pessoa diferente da que é. Primeiro a conta da pessoa é identificada e duplicada. Tudo é copiado, menos o número.


Um outro número cria a conta no WhatsApp. O mesmo nome é usado e também a foto de perfil. Com esse esquema feito, a conta começa a chamar contatos próximos à vítima solicitando depósitos. Geralmente informações reais são dadas para validar ainda mais o golpe.


Como se proteger


Primeiramente, quando alguém conhecido não aparece como salvo: desconfie. Quando o usuário troca de número, o WhatsApp já usa um recurso informando que é o mesmo contato, mas que fez a troca. Isso é bastante comum e já é amplamente utilizado pelo mensageiro. 


Sempre desconfie de contatos que solicitam depósitos, dados de cartão, ou qualquer outra ação que pode resultar em dano financeiro. Caso tenha sofrido algum golpe semelhante, ou sabe de algum caso, deixe nos comentários para evitar que outras pessoas tenham o mesmo problema!

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial